María Martín Cuervo
DVM, MSc, PhD, Dipl. ECEIM
Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Córdoba, onde obteve uma bolsa de estágio prático na Universidade de Hannover (Alemanha). Após um estágio no Trytown Horse Hospital (Irlanda), concluiu um estágio de um ano no Chino Valley Equine Hospital (Califórnia), que posteriormente a levou a uma vaga num programa de residência no European College of Equine Internal Medicine. Em 2015, obteve o seu diploma ECEIM e, em 2017, o seu doutoramento com reconhecimento internacional em biomarcadores em cavalos gravemente doentes. Em 2022, obteve o seu diploma ECVSMR e, em 2024, o seu bacharelato em História da Arte e Património Histórico e Artístico.
Publicou mais de 30 artigos de investigação em revistas indexadas (JCR), para além de inúmeras publicações, divulgação científica e formação contínua. Participou em inúmeros congressos nacionais e internacionais, com os seus resumos publicados em revistas indexadas (JCR), e também como oradora convidada em congressos nacionais e internacionais. Participou em dois projetos de investigação: um relacionado com o vírus do Nilo Ocidental em cavalos e outro relacionado com a paleopatologia e estudos avançados de diagnóstico por imagem em cavalos no sítio arqueológico Casas del Turuñuelo. Participa como comité científico nos congressos nacionais mais relevantes.
Realizou residências na Universidade da Pensilvânia (New Bolton Center, EUA), UCDavis (Califórnia, EUA), Universidade de Utrecht (Holanda) e Helsínquia (Finlândia). Atualmente dirige dois programas de residência para especialização em medicina interna equina e quatro teses de doutoramento.
Linhas de investigação: Encefalite equina por vírus do Nilo Ocidental, neonatologia equina, oftalmologia, diagnóstico por imagem e paleopatologia equina.
intervenções
29 NOV . SÁBADO (29 NOV. SAT)
11h20 - 12h00
14h10 - 14h50
16h50 - 17h30