Comunicações Livres

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CONGRESSO ANUAL DA APMVE 25 & 26 OUTUBRO ‘24 | LISBOA

A comissão científica do congresso anual da APMVE convida os profissionais e estudantes de medicina veterinária interessados a submeter resumos de trabalhos originais nas áreas clínicas.

Serão aceites trabalhos originais de investigação recente, resultados preliminares de trabalhos experimentais, revisão de casos clínicos ou casos de estudo relevantes para os equídeos, para posterior publicação na revista da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV).

Os resumos serão revistos e classificados em dois tipos de formatos:

Comunicação oral:
Apresentação de 15 minutos em sala, dos quais 12 minutos devem são dedicados à exposição dos elementos constantes do resumo e 3 minutos para responder a perguntas da plateia.

Póster:
Os pósteres serão apresentados em papel, devendo o autor indicado estar disponível para resposta a perguntas durante o coffee-break da tarde do primeiro dia do congresso (Sexta-Feira, dia 25.10).

Notas:

  • Não serão aceites comunicações ou pósteres com trabalhos de revisão bibliográfica.
  • Os autores podem indicar qual o formato preferido na submissão do resumo.

prazos importantes

Julho de 2024
Abertura da submissão de resumos

15 de Setembro de 2024
Prazo final para submissão de resumos

30 de Setembro de 2024
Decisão comunicada aos autores e correções solicitadas nos resumos

7 de Outubro de 2024
Prazo final para submissão de resumos corrigidos

15 de Outubro de 2024
Decisão final de aceitação

20 de Outubro
Autores apresentadores ou substitutos devem concluir a inscrição no congresso.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os resumos não devem exceder as 250 palavras, excluindo título, nomes e afiliações. O número total máximo de caracteres (incluindo espaços) é de 2.250, incluindo aproximadamente 500 caracteres para título, autores e afiliações. Se o último exceder 500 caracteres, o número disponível de caracteres para o texto do resumo será reduzido em conformidade. Tabelas, figuras, palavras-chave ou referências não devem ser incluídas.

Os sumários devem integrar:

  1. Nomes do(s) autor(es)

Afiliação dos autores conforme instruções (incluindo instituição e endereço, mas omitindo graus, títulos e nomeações institucionais).

  1. Título

Não deve exceder 100 caracteres, incluindo espaços.

  1. Corpo do resumo:

Os subtítulos não devem ser incluídos no texto; no entanto, o resumo deve ser estruturado para incluir as seguintes secções:

  • Propósito/Objectivos;
  • Material e métodos (devem incluir métodos de análise estatística: o número de observações , teste estático utilizado e valor p.);
  • Resultados (devem apresentar detalhes suficientes para sustentar as conclusões.
  • Conclusões (que devem descrever a relevância da comunicação para a área clínica dos equídeos ou o seu-bem-estar, tendo em conta outras publicações revistas por pares).

No caso de apresentação de caso clínico, os subtítulos adaptam-se para:

  • Propósito/Objectivos;
  • Caracterização do(s) paciente(s), motivo da consulta, história clínica e achados clínicos;
  • Resultados diagnósticos e terapêuticos (devem apresentar detalhes suficientes que sustentem as conclusões,) e seguimento, quando aplicável;
  • Conclusões (que devem descrever a relevância da comunicação para a área clínica dos equídeos, tendo em conta outras publicações revistas por pares).
  1. Declarações

Devem ser emitidas declarações para cada uma das duas categorias abaixo feitas por meio de marcação das caixas no sistema de submissão online.

  • Investigação ética em animais

Indicar se a investigação se realizou de acordo com revisão e aprovação adequadas de órgãos locais ou nacionais responsáveis pela supervisão do uso de animais no estudo em questão. Para investigação clínica prospectiva, o consentimento informado dos proprietários dos animais deve ter sido obtido, quando apropriado.

  • Consentimento para uso de dados pessoais para fins de manipulação de resumos e organização da conferência.

Os resumos devem conter trabalhos originais que não tenham sido publicados até a data de submissão inicial para o congresso anual da APMVE ‘23 .

O autor apresentador deve ser indicado de forma clara. O autor apresentador, ou um co-autor designado como substituto, tem de estar inscrito no congresso até dia 15 de Outubro, sob pena da sua contribuição ser removida do programa e da compilação de resumos publicados.

Os resumos devem ser submetidos através da plataforma em www.apmve.pt.

  1. As apresentações orais devem ter ESTRITAMENTE 12 minutos para apresentação do resumo, mais 3 minutos para perguntas e troca de apresentadores. Recomenda-se que não sejam utilizados mais de 12 a 15 slides.
  1. Todas as apresentações devem ter um slide de título que inclua o título da apresentação, os nomes de todos os autores e suas afiliações institucionais e o símbolo do congresso APMVE 2023 . Quaisquer declarações ou conflitos de interesse devem ser adicionados ao slide do título, incluindo fontes de financiamento.

Todas as apresentações de trabalhos de investigação devem incluir: introdução (incluindo hipótese e objetivos), métodos (incluindo análise estatística com o número de observações , teste estático utilizado e valor p), resultados e conclusões (incluindo uma declaração final sobre a sua relevância para os equídeos).

Todas as apresentações de casos clínicos devem apresentar: introdução (incluindo propósito/objectivos), caracterização do(s) paciente(s), motivo da consulta, história clínica, achados clínicos, resultados diagnósticos e terapêuticos (devem apresentar detalhes suficientes que sustentem as conclusões); conclusões (que devem descrever a relevância da comunicação para a área clínica dos equídeos).

  1. O software de projeção PowerPoint será suportado. Não devem ser utilizados outros softwares.
  1. Todas as apresentações devem ser em PORTUGUÊS, ESPANHOL OU INGLÊS. Não haverá tradução das apresentações.
  1. Os apresentadores devem considerar as seguintes recomendações ao preparar as apresentações:
  2. A apresentação (PowerPoint) deve esclarecer ideias, enfatizar pontos-chave e fornecer uma exibição visual das informações. Não deve conter muito texto e o texto não deve ser lido no sentido literal.
  3. Recomenda-se não mais do que um slide por minuto de apresentação (total de 12 slides mais o slide de título).

iii. Todos os slides devem ser facilmente lidos do fundo da sala. Use fontes de 24 pontos ou maiores e não use fontes "condensadas" ou estreitas (por exemplo, Times ou Arial Narrow; a preferência é Helvetica ou similar).

  1. Seis linhas de texto por slide são aceitáveis, 9 são marginalmente aceitáveis e 12 serão ilegíveis. Não escreva tudo o que pretende dizer no slide.
  2. Os pontos devem ser palavras-chave ou frases, em vez de frases completas.
  3. Use imagens, gráficos e figuras em vez de texto para manter o interesse do público.

vii. Mantenha os gráficos e imagens simples, claros e focados na mensagem. Mostre apenas uma mensagem por gráfico. Quando apropriado, inclua sempre indicadores de tendência central (média, mediana) e uma estimativa da variância ou intervalo (erro padrão, desvio padrão, intervalos de confiança, intervalos interquartis, intervalos completos).

viii. Os slides devem ter texto em cores escuras (azul escuro ou preto) em fundo branco ou amarelo claro, com um uso cuidadoso de outras cores contrastantes OU como texto claro (branco, amarelo claro) em fundo escuro (azul escuro, preto). Nenhum slide deve ter fundo escuro (vermelho, verde, azul escuro, roxo etc.) com texto, figuras ou imagens escuras. Vermelho ou verde devem ser usados com cuidado, se necessário, já que 10% das pessoas têm dificuldade em ler essas cores.

i. Por favor, pratique a sua apresentação.

ii. Por favor, TERMINE NO TEMPO para evitar interrupções no cronograma e inconveniências para os outros apresentadores e o público.

iii. Agradeça ao moderador.

iv. Não repita o título da sua apresentação nem os nomes dos seus coautores.

v. Fale claramente, encare o público, use o microfone e não tenha pressa na apresentação.

vi. Use o ponteiro a laser para "guiar" o público em figuras e gráficos, mas não o utilize para apontar palavras ou rastrear frases. Use-o com parcimónia e apenas quando necessário para direcionar a atenção do público.

i. Repita todas as perguntas para garantir que o público as ouça também.

ii. Forneça uma resposta curta e sucinta.

iii. Se não souber a resposta, diga e passe para a próxima pergunta.

iv. Seja educado ao responder e não despreze a pessoa que está a perguntar.

i. Será fornecido um laptop na conferência, no qual todas as apresentações devem ser carregadas. Não haverá tempo durante a troca de apresentações para permitir o uso de computadores pessoais.

ii. Traga a sua apresentação numa pen drive para que possa ser carregada. Não haverá uma sala pronta para os oradores.

iii. Por favor, carregue as suas apresentações o mais cedo possível - idealmente no dia anterior à apresentação (18-20h), antes do início do dia da conferência. Não será possível carregar apresentações enquanto outras se estão a realizar.

iv. Se tiver vídeos incorporados na apresentação, traga os arquivos de vídeo separadamente, caso seja necessário incorporá-los novamente.

Uma apresentação em formato de poster combina uma exposição visual num quadro de poster com os destaques da atividade de pesquisa, com a oportunidade de perguntas e respostas verbais durante o tempo de exibição do poster. Um autor associado ao poster deve estar inscrito na conferência até 15 de Outubro de 2024 para que o resumo seja incluído na compilação da conferência e no cronograma final das apresentações.

HORÁRIOS

  • O poster deve ser afixado no dia anterior (18-20h) ou antes do coffee-break da manhã do primeiro dia do congresso. Se possível, os posters devem permanecer montados e disponíveis para visualização até pelo menos até às 14h de do segundo dia do congresso, e devem ser removidos até às 19h desse dia.
  • Embora os posters devam estar disponíveis para visualização durante toda a duração da reunião, haverá uma sessão formal de visualização de posters no coffee-break da tarde durante o primeiro dia do congresso. Durante essas ocasiões, o autor apresentador ou um representante devem estar junto ao poster para responder a perguntas dos participantes no congresso.

ORIENTAÇÕES

  • Medidas: Os posters devem ser apresentados em formato vertical, com 100 cm de largura e 140 cm de altura (ou seja, mais altos do que largos). Por favor, tenha isto em consideração ao planear o seu poster.
  • Os posters devem ser projectados e construídos de forma que a possam ser fixados no quadro do poster com fita-adesiva colante dos dois lados.
  • O poster deve mostrar o título completo do resumo em letras maiúsculas com pelo menos 36 pontos de tamanho de fonte, com nomes dos autores e filiações em tamanho menor de letra (entre 24 e 28 pontos).
  • As categorias recomendadas para a construção do poster incluem: Introdução/hipótese; Materiais e Métodos; Resultados; Discussão ou Conclusões; ou no caso de caso clínico: introdução (incluindo propósito/objectivos), caracterização do(s) paciente(s), motivo da consulta, história clínica, achados clínicos, resultados diagnósticos e terapêuticos, e seguimento; conclusões (que devem descrever a relevância da comunicação para a área clínica dos equídeos).

As referências (que devem ser limitadas às mais relevantes ou significativas em relação à pesquisa apresentada).

Podem ser adicionados agradecimentos no canto inferior direito do poster, se apropriado.

  • O texto deve ser breve e bem organizado, apresentando apenas dados suficientes para apoiar suas conclusões e deixando clara a importância da investigação. O texto não deve diferir materialmente (ou seja, em materiais e métodos, resultados ou interpretação) daquele enviado para apresentação.
  • Todo o texto deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 metros. Portanto, o tamanho da fonte deve ser de pelo menos 24 pontos. O tipo de letra escolhido deve ser simples e claro (por exemplo, Helvetica). O texto deve ser uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas.
  • A cor pode ser usada como desejado, mas evite texto com contraste fraco em fundo escuro.
  • Encorajam-se fortemente as figuras. As ilustrações devem ser simples e apelativas, sem incluir detalhes desnecessários. Se possível, converta tabelas em gráficos. Gráficos em tarte podem ser usados para mostrar partes de um todo, gráficos de linhas podem ser usados para mostrar tendências ou evolução, e gráficos de barras podem ser usados para mostrar volumes.
  • As fotos devem ser ampliadas e ter qualidade apropriada para mostrar detalhes relevantes.

Faça aqui a submissão do seu resumo

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